segunda-feira, 25 de março de 2013

Embas[S]amento

Assunto que nunca acaba
Filósofa estraga
Psicologiza e embriaga
Historiografa-cartografa
Só fotografa! Hein?

Preguiça e pizza
Chocolate, sem vinho!

Que delícia de lua
Ainda que nublada...
De um dia dividido em dois,
Para uma noite de destaque:
Teu... sem querer...
Querido!
Polêmico e poético.

Só risos
Mais risos
Gargalhadas
E fim.
Acaba nesta esquina...
Tudo bem, assim.

É pra poucos
Ser tema, sem teoria,
Teorema ou teimosia...
Abraço, cheiro, beijo,
Nada... guaraná?

Paquera.
E pisca de volta.
Sabe que é seu esse olhar...
Ou será que não?

Distraído...
Registrado!
A zona é Sul
A barra é Boa
O bosque é louco
E a fada é verde-madura,
Maluquinha!

Não esquece logo logo, tá?
Deixa a lembrança crescer...
Vai que vira página, capítulo
Protagonista, livro!
Vai que marca História.
E não vai embora.

Até a Lua espiou de lá agora!
Boa noite.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Sem abrigo

E desperdiça vida
Nessa de ida e vinda!
Falta tudo
Respeito, leito, feito.
Sobra nada
Carinho, vinho, ninho.

Que tanto não faz
Quanto não vê, não ouve,
Nem quer tanto assim.
Enfim, pouco basta
Desgasta e desata
Nós, entre-laças?
Caças, farsas, refaças!

Entre tantos e poréns
Sim, se, nãos e talvez...
Que é que há e será?
Sei lá! Nem de mim, que dirá...

Re...vire-se!
Em...torne!
Mal...trate!
Que é brincadeira...
Com tantos turnos, túneis,
Vi-adultos, vultos, muitos.

Corpo empresta-se demais
Alma entrega-se bem mais
E espírito vai além
Dos olhos e todo!


sexta-feira, 15 de março de 2013

Poesia de cada Dia!

Seu Dia é tal que
Hoje, nasceste um dos Mais...
Poeta homem importante?
E disseram que não era dele,
Mas Teu o dia, Poesia.

Creia. Creu? Cri-cri, sim!
Já basta por aí!

E felicidades,
Louvores, rimas e amores,
Amoras, senhoras
Sem hora e joguinhos,
Trocadilhos, infames
E blasfêmias,
Fêmeas e machos,
Feridos ou sãos.

Seja o que quiser, põe-se a...
A ti!
A mim! Saúde!

Saudações...
De becos a nações,
Credos e religiões,
Legiões santas, camponesas
Violentas, violetas
Urbanas, modernas, vãs, vis,
Viu?

Não, não... ouvi, senti, vivi, vale?
Belo! Vale mais!

"Você não soube ri-mar!"
Fato que não mesmo,
Nunca quis que o mar risse, feito onda.
Mas que você surfasse as palavras!
Saiu do túnel?
Desligue-se e vai.
Sobre as águas.

Onde é que isso foi parar?
Lugar nenhum, lugar comum.
Foi bom para você?
Pode tirar o cinto e desembarcar.

Até!


quarta-feira, 13 de março de 2013

Livro dos Sonhos

Duas páginas concluídas.
Escritas pelo Dedo Divino...
Seladas e ungidas.
Está de volta a Alegria!

Ao meu coração, vida!
Ao(s) meu(s) possessivo(s) lares,
Paz, amor, harmonia.
E esperança no que vem? Mais!

Menos de mim,
Muito mais Dele!
Milagre é ver o sol se por
E nascer dias novos, de
Promessas e honra!

Glória a Quem merece.
Abraço a quem respeita.
Beijo a quem entende.
Aceno a quem vem lá.
Bom dia ao passarinho.
Tudo é Dele!

E minha, história...
De menina atrevida
Desconfiada, sabida
Bonita, fácil e impossível?!

Imagina, nada disso...
Dizem debochada e boba.
Acho que bela adormecida,
Des-encantada e ativa!

Cabelo e cheiro
É o que sei de mim.
O resto muda mais que
Verão com chuva.
E chove amanhã!
Olha pro Céu, agradeça.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Girl's thoughts

But I'm so complicated
That you can´t understand
And I will not explain!

If you couldn´t read this
Ok
I don't need you translate

Actually, I am just practicing
To feel other things
Everything somewhere or away

In this case
I would say
Baby, don't worry
I'm sorry

There is really an code.
And you're out of my life.
Even in my mind.

DJAVANeando

Um dia /quente
Um bom lugar pra /um bate papo
E o pensamento lá em /qualquer lugar
Eu sem você, sobrevivo.
...
Não te esquecerei um dia! Nem um dia!
Te espero com a força do pensamento
Recriar a luz que me trará você.
...
O verde faz do azul com amarelo?
Não quero enfeitar amores gris.
Que sejam, nasçam belos.

Um dia desses
Essa conversa será só mais uma
O Djavan mais um cara, um poeta
E essa música, melodia e arte.

Que esse dia chegue
Manso e fácil,
Que de dor já basta.
E amarelo se faça.
Todo dia. Quente ou frio.

Sempre há um bom lugar pra ler um livro.
E o pensamento aqui.
Aqui dentro.
Em mim.



segunda-feira, 4 de março de 2013

Mar e cá

Cada louco com sua mania.
Cada tédio com sua fantasia!
Cada qual com seu cada um
Eu não quero ser mais um...

Zum-zum-zum
Tum! Tum! Tum!
Batuque na cozinha
Vuco vuco com a titia
E quem vem lá?
Não ouviu gritar?

É a vizinha...
Que traz de um tudo
Bolo, caneca, panela, criança!
Devolve um bocado
E leva mais emprestado.

Quem entende essa galera?
Nem eles sabem o que falam.
Um fala latim e ouve mandarim.
Outro responde inglês e retruca francês.

É Babel, é circo,
É hospício, é festa,
É vale e é jungle!

De bode,
De cabra,
De cobra,
De gato
De barbas
De molho.

E cachorros
De latidos sonoros ou não.
Que esse mundo é cão, campeão.
Esse mundo é cachorro-quente.
Esse lugar é, realmente...

E se falar comigo sem legenda
Não se ofenda.
Na dúvida, é metáfora, tá?
E estamos conversados!



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Saiu de tua tenda ontem, foi?

Filho meu,
Olhaste esta noite para o céu!
Sei que sim...
De lá eu te olhava de volta.
Viu?

Que linda Lua esteve iluminando sua noite, não?
Caprichei.
Tirei toda poeira, e lustrei bastante.
A Lua? Não!
Seus olhos.

A Lua é a mesma, meu amor.
Sempre a mesma.
Gira gira, não sai de lá.
Está presa no céu...
Mas ela gosta de brincar...
E você também, não é assim?

Esconde-esconde é todo o tempo!
E suas fases? Olha bem no espelho:
Semana sim, semana não.
Semana talvez, semana então.

E gosto muito disso em você, meu Bem.
Sim, claro, e quem mais ia inventar essa sua mania de inventar?
Ora, ora, até parece que não Me conhece.
Você Me conhece como poucos filhos olham o Pai.
É daqueles filhos que não precisa colo para amar.
Mas que Eu mais adoro dar.
Sabe aqueles? Que a gente se entende no OLHAR.
Que bom que finalmente me viu, Filho.
Que bom que eu estava lá nesse Dia.

Viu toda luz entrar?
É sua, pode ficar.
Use sempre que precisar.


Graças a ti, de Mim.
*.*

domingo, 17 de fevereiro de 2013

C(h)oração

É tão difícil assim entender?
Não tem "mas" nem "porquê"...
A resposta é essa. Ponto.
Acabou.

E faz tempo...
Lembra-se?

Quanta vida já passou,
Quanto amor desperdiçou,
Quanto sonho adiou?

Deixa disso.
Quem acredita sempre alcança?
Sim, mas espera. Cansa.

Desistir é mais forte do que querer.
Porque é desejar não querer
Mesmo querendo muito...
Haja vontade. Coragem.
Força. E bruta!

É não, coração.
Acostume-se.

E vai batendo...

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carne e sal

E tá na avenida!
Tá no bloco,
Tá no trio...
Elétrico!

Alegria desmedida,
Tudo sem moderação!
Que três dias sem lei
Podem trazer de mal?

Há muito mais pra viver,
Pra ser, pra sentir, pra ter.
Que ansiedade de safisfazer!?

Nenhum conselho é bom de se dar,
Então empresto a você:
Bom senso, cuidado, amor próprio...
E vai lá, ninguém disse que não pode
Pular, sorrir, sambar, suar.

Só não se perca
Em tanto entregar
E experimentar.

Vai lá.
E volta.

Hoje é arco-íris...
Quarta é cinza.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Em: Tão!

Cantarolar música antiga
Dar bom dia ao passarinho
Vestir uma roupa nova
Sentir cheiro de bolo do vizinho

Sorrir largo
Sem motivo
Com toda razão

Viver, melhor que sonhar
Amar, melhor que desejar
Permanecer, melhor que estar

Sei não, e que seja assim
Saber nem sempre ajuda
Sentir é que é bom ou não.
Sentir é que é bom!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

De pressão

Insônia
Virou companhia
Dormir
Se tornou hábito supérfluo
Quase desperdício

Escrever
Que era prazer
Agora dá medo
Ânsia... de acabar
E corrigir... e nada!

Pensamento nunca pára
Até as frases estão sem ponto
Pronto! Um pra acabar.

Duas horas de cama
E três de trânsito
Que é isso?

Crescer, achou que era mole
Nunca achei
E não é

Tanta obrigação e obrigados
Sufoca tanto
Que respirar ficou profundo
E viver confuso

Põe as vírgulas você
Eu tenho mais o que fazer

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

LUTO

Diante da dor nenhuma palavra tem valor.
Diante da dor nenhuma outra dor importa mais.
Diante da dor tudo pára, tudo muda.
Diante da dor um abismo se abre.

Quem perde é quem fica.
Quem interrompe sonhos e planos é quem os vê acabar.
Quem morre é quem deixa de viver.

E não há muito mais a fazer no fim.
Chorar e sofrer é legítimo.
Nada mais teria sentido além disso.

Que Deus cuide e guarde quem permanece.
Na luta. Na vida. Na culpa. Na saudade. Na angústia.
Que Deus receba bem os que se foram.
Que isso seja consolo para todos.

Em oração. E tristeza.
Apenas pela minha porção humana, que sente a dor.
Ainda que não seja minha.



Depois da tragédia deste final de semana em Santa Maria-RS

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pouco e tanto

Que sinta mais que o toque.
Que veja mais que a estrada.
Que seja mais que o ego.
Que deseje mais que o possível.
Que viva mais!

sábado, 19 de janeiro de 2013

Recado para um coração

É com você dessa vez!
Direto, objetivo, certeiro...

Vou dizer sem metáforas,
Sem entrelinhas ou enfeites:

Não quero ser sua amiga.
Não quero ouvir suas histórias de outros amores.
Não quero ver sua vida longe da minha.
Não quero seus abraços e olhares.

Já sou sua amiga, oras!

Mas prefiro tanto seus beijos e carinhos.
E ouvir seus sonhos, falando baixinho.
Seus sorrisos sem motivo, só por estar comigo.

Se quer meu amor de volta, deseje muito.
Não proponha nada menos que tudo!
Leve o tempo que precisar...
Estou tentando esperar.

Vicioso

Desde o dia em que experimentei a primeira vez...
Nunca mais quis outra coisa!
E por que haveria de querer?

Me deixa tão diferente...
O sorriso brota fácil no rosto.
O corpo fica leve, solto... bonito!
Até cabelos, pele... tudo se inspira.

Isso faz com que eu queira todo dia!
Sempre que puder...
Busco pessoas, lugares, situações,
Tudo que possa repetir a dose.
E doses cada vez maiores!

Não me culpo,
Nem penso em me livrar disso.
Acredito que você faria o mesmo.

Se um dia aprender como eu,
Viver o que vivi,
Sentir todos os efeitos tomarem você por inteiro,
Sem perguntar ou pedir permissão.
Se vivesse isso uma vez só,
Seria como eu: fã apaixonado, um viciado, louco.
E não largaria de jeito nenhum,
Por qualquer razão que seja...


A FELICIDADE.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sequestro relâmpago

Tem dias que são especiais. Porque são. Porque tinham que ser. Sem nenhuma razão. E por todas que poderiam haver.
Tem coisas que precisam acontecer. Outras não. Mesmo assim, se acontecem, marcam e mudam tudo. Um olhar, uma palavra, uma leitura, uma conversa, uma oração, um pastel de camarão!
Não é sempre que se escuta o coração. Não é todo coração que diz. Não é sempre que dá pra ser feliz... e quando dá, eu quero. Quando puder, eu espero. Quando tiver que ser, sincero!
Faça nada e faça a diferença. Seja você e assim me deixa ser. É tão simples quanto raro. E, por isso, caro. E, por isso, saro. E, por isso, paro.
Um pedido de socorro e um resgate. Sequestro voluntário! Já pensou? Já viveu?
Resgata minha alma, minha luz, minha razão, meu sorriso. E pede em troca um abraço. Que te darei tanto mais...
Amor explícito.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Eu e/ou você

Eu me amo em você.
E amo você como é.

Está dito.
Nem precisa explicar.

Conosco tudo é olhar.
E ver.

Apenas...

Eu 
Você

Re-ciclo

Tudo novo de novo...
Sempre assim!
Promessas, expectativas, anseios, desejos, SONHOS.

Muda o ano no calendário,
Muda a roupa,
Muda a cor da lingerie,
Muda o corte de cabelo,
Muda tanto...
Muda o quê?

E recomeça.
Revive.
Relembra.

Então... permaneça igual.
Muda o essencial.
E siga mudando ou não.
Sem pressão...

Baixa o tom e vai.
Novo ou velho,
Já começou.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Fim de tudo

Neste fim de ano...
Troco saudades por abraços.
Troco sorrisos por conversas.
Troco olhares por beijos.
Troco sonhos por conquistas.
Troco lembranças por histórias.
Troco finais por recomeços.

Neste fim de mundo...
Quero mais é que tudo acabe.
Quero mais é que se renove.
Quero mais é que signifique algo.
Quero mais é um terremoto, um tsunami
De emoções, de atitudes, de pensamentos, tudo novo.

Neste fim de túnel...
Haja luz.
Haja estrada.
Haja expectativa.
Aja!